Comunidade Socorrista
Apostila de salvamento
  NOÇÕES BÁSICAS SOBRE SALVAMENTO

1. INTRODUÇÃO
Os perigos resultantes das condições adversas da natureza e da imprevidência das pessoas determinam que as comunidades bem organizadas criem serviços para atendimentos de emergência. As atividades de salvamento normalmente se dividem em salvamentos terrestres e aquáticos.

2. CONCEITOS BÁSICOS

Emergência: Dizemos que existe uma emergência quando um indivíduo está incapacitado para proteger-se de riscos para a sua saúde ou o seu bem estar, causados pelo isolamento físico e/ou mental ou ainda por outros riscos.

Salvamento: toda e qualquer atividade operacional realizada por pessoal especializado utilizando técnicas e táticas específicas com o objetivo de salvaguardar vidas e bens.

Salvamento terrestre: Toda operação na qual, durante o seu desenvolvimento, o bombeiro atua em meio sólido. O salvamento terrestre pode ser dividido em outras modalidades de acordo com características específicas, dentre as quais destacamos: a busca terrestre, o salvamento em altura, o atendimento pré-hospitalar e o resgate veicular.

Salvamento aquático: Toda operação na qual, durante o seu desenvolvimento, o bombeiro atua em meio líquido. O salvamento aquático pode ser dividido em outras modalidades de acordo com características específicas, dentre as quais destacamos: o salvamento aquático (de superfície) e o salvamento subaquático.
Sala de aula - Resgate e Socorro - Material Didático
Mafraweb - Desenvolvimento de sites e soluções web